Blefaroplastia

A cirurgia plástica para o tratamento estético das pálpebras tem como objetivo rejuvenescer a região periorbitaria. O envelhecimento natural somado às características individuais e familiares de cada um causam alterações estéticas nesta região, assim como o aparecimento de flacidez, excesso de gordura e bolsas palpebrais trazem aspecto de “cansaço’’ ao paciente.

A cirurgia é realizada através de uma incisão no sulco tarsal na pálpebra superior e subciliar na pálpebra inferior. Após o descolamento cutâneo são tratadas as bolsas de gordura palpebrais e os excessos cutâneos são retirados. A cicatriz resultante tende a ser muito delicada e imperceptível.

A cirurgia de blefaroplastia é realizada com anestesia local e sedação endovenosa. Os exames pré-operatórios, assim como a consulta pré-anestésica com o médico anestesista são essenciais para a realização de um procedimento seguro, minimizando os riscos cirúrgicos.

Após a cirurgia, o paciente fica em observação por algumas horas e recebe alta no mesmo dia. Não há necessidade de curativos no local. Recomendamos compressas geladas e uso de óculos escuros. Serão prescritos analgésicos, colírio e pomada oftalmológica por 7 dias. Os pontos são tirados após 6 dias de pós- operatório. O paciente deve evitar atividade física e exposição solar por 30 dias.

O resultado final da cirurgia depende da recuperação total do edema (inchaço) e da completa cicatrização. Após a fase inicial de 15 dias se observa grande melhora do edema e um formato próximo ao resultado final.

Lembramos que, assim como os outros procedimentos em cirurgia plástica, a completa modificação corporal ocorre após os primeiros 6 meses da cirurgia e só estará completa próximo a 1 ano.

O resultado final de uma cirurgia dependerá, além da técnica cirúrgica, da qualidade da pele, tecidos e da cicatrização de cada paciente. O total comprometimento do paciente com as orientações pós-operatórias são essenciais para obtenção do melhor resultado.

As modificações nos hábitos de vida como dieta, exercícios físicos regulares, a manutenção do peso e eliminação de vícios como o tabagismo também têm grande influência no resultado a médio prazo

Uma cirurgia plástica, assim como, qualquer outro procedimento cirúrgico pode apresentar complicações. Cada organismo reage de forma diferente ao procedimento cirúrgico, desta forma a evolução de um paciente pode ser diferente de outro que foi submetido ao mesmo procedimento.

Assim, a maioria dos pacientes evoluem sem problemas no pós-operatório, mas existe uma pequena parcela que podem apresentar alterações em sua recuperação, evoluindo com complicações. As complicações cirúrgicas podem acontecer, mas quando identificadas e tratadas adequadamente são revertidas e evoluem bem na quase totalidade dos casos. As mais comuns em cirurgia são: