Implante de Silicone

A

A mamoplastia de aumento com implantes de silicone é a cirurgia plástica mais realizada em nosso país. A procura de um melhor contorno corporal faz com que muitas mulheres procurem esta cirurgia.

As mulheres que têm indicação para a cirurgia de implante mamário são aquelas que apresentam mamas pequenas, com ou sem flacidez associada, e que desejam uma melhora no contorno corporal.

A anestesia utilizada para esse procedimento pode variar conforme a avaliação de cada caso e a forma de implantação das próteses. Podem ser usadas anestesias geral, peridural ou mesmo local associada à sedação endovenosa.

Os exames pré-operatórios, assim como a consulta pré-anestésica com o médico anestesista são essenciais para a realização de um procedimento seguro, minimizando os riscos cirúrgicos.

Tempo de cirurgia

Em geral, o tempo de duração desta cirurgia é de 90 minutos. Após o procedimento a paciente permanece em observação por um período de oito horas e recebe alta da clínica no mesmo dia da cirurgia.

Formas de implantação e cicatrizes

As próteses de silicone podem ser implantadas por três vias:

• Infra mamária (cicatriz no sulco abaixo da mama).
  • Areolar (cicatriz ao redor da aréola).
  • Axilar (cicatriz na axila).

E em dois diferentes planos anatômicos:

• Submamário
  • Submuscular

Cada paciente deve ser avaliada de forma individual, para que a escolha da via de implantação e plano anatômico seja feita para que se obtenha o melhor resultado possível.

Tipo de próteses de silicone

• As próteses de silicone possuem formato e perfil.
  • Os formatos mais usados são redondos e anatômicos (em forma de gota).
  • Os perfis mais usados são o moderado (média projeção), o perfil alto (grande projeção) e o perfil super alto (muito grande projeção).
  • A projeção das próteses é a medida responsável pela altura visualizada, desde a pele até o mamilo, ou seja, quanto maior a altura da prótese maior a projeção das mamas.

Cuidados pós-operatórios

• A recuperação cirúrgica se inicia no mesmo dia da cirurgia.
  • Após alta da clínica a paciente é orientada a permanecer em repouso domiciliar.
  • A paciente pode tomar banho no dia seguinte.
  • Deve usar o sutiã modelador conforme orientação.
  • Deve evitar elevar os braços assim como levantar peso.
  • Exercícios físicos devem ser evitados por 30 dias.
  • Pode dirigir após 15 dias.
  • São receitados analgésicos e anti-inflamatórios por uma semana.
  • As orientações médicas devem ser seguidas rigorosamente.

O resultado final da cirurgia depende da recuperação total do edema (inchaço) e da completa cicatrização. Após a fase inicial de 60 dias se observa grande melhora do edema e no formato das mamas próximo ao resultado final.

• Contratura capsular
  • Deiscência de ferida