Cicatriz de acne

Cicatriz de acne

A acne pode ocorrer em até 90% dos adolescentes e pode persistir até a idade adulta em 15% dos casos. Algumas lesões inflamatórias podem deixar cicatrizes permanentes, trazendo um grande impacto psicológico.

As cicatrizes de acne podem ser de 3 tipos: hipertrófivas (elevadas), distróficas e deprimidas (distensíveis e não-distensíveis). Conforme o tipo e gravidade destas cicatrizes são definidos os tratamentos.

Os tratamentos geralmente são feitos em etapas e a associação das técnicas é que traz os melhores resultados para o paciente.  O resurfacing ou remodelamento da pele pode ser realizado através de peelings químicos, dermoabrasão ou lasers ablativos associados aos não ablativos.

Para complementar, podem ser realizadas também a subcisão (desolamento da cicatriz com agulha), remoção cirúrgica com ou sem enxertia e preenchimentos com ácido hialurônico.

É necessária uma avaliação prévia do dermatologista para definir os tipos de cicatrizes existentes e assim planejar os tratamentos adequados para cada caso.