Luz intensa pulsada

Luz intensa pulsada

O Aparelho de Luz Intensa Pulsada (LIP) emite uma luz com vários comprimentos de onda, os quais são absorvidos por determinados alvos da pele, como vasos, melanina e colágeno, atingindo as camadas mais superficiais e profundas. A energia luminosa é transformada em energia térmica ocorrendo a destruição do alvo.

Desta forma, o equipamento realiza um fotorejuvenescimento, amenizando manchas, sardas, telangectasias (vasinhos dilatados), poros dilatados, rugas, olheiras e estrias, atuando também no tratamento de algumas doenças da pele,  como rosácea e acne.

A aplicação dura em torno de 20 a 40 minutos e as sessões são realizadas com intervalos de 2 a 4 semanas. Durante o procedimento ocorre uma sensação de queimação da pele, que alivia alguns minutos após o término. A pele ficará avermelhada e podem surgir pequenas crostículas, que desaparecem em poucos dias. Em geral, o paciente retorna as suas atividades no dia seguinte e pode utilizar maquiagem ou cremes corretivos.

No pós-procedimento é indicado o uso de compressas geladas para diminuir a ardência e o inchaço. No dia seguinte é importantíssimo o uso de filtros solares e cremes hidratantes indicados pelo médico.

A LIP não deve ser aplicada em peles bronzeadas, ou pacientes com vitiligo, queloides, doenças e medicações associadas à fotossensibilidade e grávidas.