Fut

FUT

A técnica do FUT proporciona a retirada das unidades foliculares em bloco , para isso, requer a retirada de uma faixa ( FUT) do couro cabeludo das áreas doadoras occiptal e temporal. Esta faixa será dividida microscopicamente até a obtenção das unidades foliculares que serão então, reimplantadas na área receptora conforme o planejamento realizado.

Área doadora

Após a retirada da faixa com as unidades foliculares realizamos uma sutura em dois planos, primeiro ao nível da gálea com fio absorvível e após, na pele do couro cabeludo com fio de mononylon 4.0, que será retirado apos 10 dias da cirurgia.

A espessura da faixa e seu comprimento será decidido baseado em fatores locais como elasticidade, densidade capilar e, na necessidade de preenchimento da área receptora. Não é necessário raspar o cabelo na área doadora para a retirada da faixa, de modo que a cicatriz resultante ficará encoberta e pouco visível.

A cicatriz resultante normalmente tem bom aspecto e pode ser camuflada pelo cabelo mesmo curto ( máquina 4).

Área Receptora

Na área receptora dos folículos, realizamos uma infiltração de uma solução anestésica e realizamos a perfuração dos orifícios para a implantação dos folículos. A densidade e concentração dos orifícios, a angulação e direcionamento dos fios assim como, a espessura das lâminas utilizadas são fatores importantes e vão influenciar definitivamente o resultado do transplante.

Atualmente utilizamos micro laminas de safira com corte suave e preciso para confecção de orifícios perfeitos e que trarão resultados muito naturais. Dessa forma conseguimos atingir uma densidade cosmética muito adequada e que vai garantir um ótimo resultado estético .

Anestesia

Toda o procedimento é realizado sob sedação endovenosa em ambiente hospitalar, para maior conforto e segurança do paciente .

O  tempo de cirurgia é de aproximadamente 6 hs, no entanto, a recuperação da anestesia é rápida e o paciente recebe alta no final da tarde do mesmo dia, não necessitando pernoitar na clinica.

Pós Operatório

No dia seguinte ao procedimento o paciente faz um retorno na clinica e recebe orientações para cuidados locais. Já no primeiro dia de pós operatório estará liberado para dirigir e realizar atividades leves laborais.

Atividades físicas, movimentos de força e exposição ao sol somente poderá realizar após 30 dias.

Cuidados Locais

As unidades foliculares contendo folículos pilosos são enxertos transferidos de uma área para a outra, por isso precisam de alguns cuidados para que haja integração completa e cicatrização local.

Lavar o cabelo até duas vezes ao dia com sabonete anti séptico , sem traumatizar a área e sem jato de água no local, garante uma higiene sem risco de deslocamento do folículo.

As medicações prescritas para o tratamento da calvice devem ser continuadas conforme orientação.

Além disso, o uso de tratamentos adjuvantes, como o bonés de LED, Laser ( Etherea)e Luz de fotobiomodulação ( Multiwaves) trazem importante contribuição na evolução pós operatória.

Todos os cuidados serão orientados e supervisionados pela equipe médica da Clínica Ottoboni.

Resultados

A técnica do FUT permite a implantação das unidades foliculares com fio longo, ou seja, ao final da cirurgia o paciente já percebe o resultado do tratamento, mesmo que parcialmente, pois algumas unidades podem ser implantadas sem fio e crescerão ao longo dos meses. No entanto , dentro de 30 dias, a maioria dos cabelos se soltam, mas as suas raízes ficam ( eflúvio). Em dois a três meses os cabelos voltam a crescer de forma habitual.

Lembramos que os cabelos transplantados não sofrerão queda e permanecem fortes e definitivos.

Após 6 meses, em média, já teremos um resultado próximo ao resultado final. No entanto, somente após um ano o resultado será considerado completo.

ABCRC - abcrc.com.br